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Material de apoio: como utilizar ao seu favor

Um bom vendedor deve se preocupar com diversos aspectos durante o processo de vendas. Postura, persuasão, apresentação pessoal e boa linguagem são algumas das ferramentas indispensáveis para o profissional de vendas. Mas tudo isso pode não ser suficiente sem um material de apoio. Cartões de visitas, folhetos e folders são decisivos para convencer os clientes de que o produto que você oferece é, realmente, o melhor do mercado.

Algumas pesquisas mostram que, mesmo com a evolução dos canais digitais, principalmente no que envolve a venda de produtos físicos, os materiais de apoio, como amostras, folhetos e brindes, são realmente relevantes na tomada de decisão de um cliente.

Para você entender melhor como usar materiais de apoio a seu favor, conheça 4 opções que não podem faltar na sua abordagem de venda:

Cartão de visita
No primeiro contato com o cliente, o cartão de visitas deve ser entregue para que o vendedor se apresente. No cartão, é importante constar informações de contato como nome, cargo, e-mail, telefone fixo e móvel, além de especificações da empresa que você representa, como logotipo, site e redes sociais. Ao receber o cartão, o futuro cliente saberá com quem está negociando e poderá entrar em contato após a sua visita.


Folders e Folhetos
Um simples pedaço de papel, produzido em diferentes gramaturas, pode passar mais confiança para o cliente, ajudando a convencê-lo sobre a compra. Os folders e folhetos resumem os seus serviços de maneira simples e criativa, e podem ainda comunicar promoções e ofertas especiais. Provavelmente esses materiais serão lidos após a sua visita e reforçarão a mensagem que você passou quando o visitou.

Blocos de notas
Os blocos de nota geralmente servem como brindes e as pessoas adoram! Ele devem conter o logotipo da empresa que você representa e podem ter diversos formatos e tamanhos. Além de serem uma excelente opção de mostruário e brinde para o cliente que você está tentando conquistar, ele também serve para deixar sua marca exposta à outras pessoas, conforme é usado.

Catálogos e amostras
Um vendedor acompanhado de um catálogo de produtos e amostras, com certeza, tem muito mais chance de sucesso! Esses materiais ajudam as pessoas a visualizarem melhor e até mesmo pegarem na mão o que você está tentando vender. O catálogo de produtos geralmente fica com o cliente, assim ele pode olhar com calma e escolher o que mais lhe interessa. As amostras, dependendo da quantidade que você possuir, também podem ser deixadas com o cliente para testes.

É importante ressaltar que esses materiais devem ser utilizados de forma natural, sem “empurrar” tudo de uma vez para cima do cliente. Utilize esses recursos de acordo com o andamento da conversa. Por exemplo, quando for explicar sobre as especificações do produto que está tentando vender, mostre essas informações através do catálogo ou, ainda melhor, por meio das amostras.

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